skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Como manter a calma e atuar de forma assertiva apesar das incertezas do cenário?

Para o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, é preciso acreditar no conceito da impermanência para conseguir superar os desafios que surgem durante situações de crise.

“Nada é para sempre. Com essa certeza fica mais simples conseguirmos nos desapegar do desejo de ter o controle de tudo o que nos cerca e despertar o olhar para as atitudes que devem ser tomadas diante do novo”, destacou durante a primeira edição on-line do Unimed-BH Convida, realizada no último dia 14. Com público recorde, o evento reuniu mais de 1600 cooperados, que puderam interagir com o convidado por meio do envio de perguntas e comentários sobre os temas abordados.

“Aceitar que o dinamismo faz parte do ciclo da vida é o primeiro passo para agir em meio ao caos. Os profissionais da saúde são preparados para isso. Em meio às incertezas impostas pela pandemia do coronavírus, por exemplo, vocês têm assumido suas potencialidades e estão se tornando líderes do processo de superação dos problemas que a sociedade tem enfrentado”, completou.

Durante a transmissão, Aihara destacou a importância da atuação dos médicos como referência para a população diante de situações de risco: “Quando uma pessoa se sente insegura ou tem medo ela busca orientação, busca se sentir acolhida, cuidada. E um dos aspectos que mais admiro na medicina é o dom que vocês têm de confortar e transmitir segurança por meio de simples palavras. Vocês sabem ser duros com os problemas, mas suaves com as pessoas”, comentou.

“No caos não há decisão perfeita, mas é preciso agir certo, com agilidade. Vocês são capazes de propor a melhor alternativa entre as possibilidades existentes. As famílias, os amigos, as equipes e os pacientes de vocês sempre contarão com suas orientações, com seus conselhos e opiniões. O propósito que nos fez escolher as nossas profissões, eu como bombeiro e vocês como médicos, é servir ao outro. Por isso, é sempre bom nos lembrarmos que podemos ser a pessoa mais importante no dia mais difícil de alguém”, concluiu.
 

Quer conferir a palestra na íntegra? Acesse aqui o canal Saber Sempre ou dê o play abaixo.
 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top