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Arquivos por Ano/Mês

Vai solicitar exame para diagnóstico de Covid-19?

Divulgamos anteriormente as orientações para que o exame para diagnóstico de coronavírus possa ser realizado na rede assistencial Unimed-BH (clique aqui para relembrar).

Dividimos agora com você o novo prazo de validade das guias do exame de Covid-19 e o fluxo detalhado para registro dessas solicitações após atendimento de clientes sintomáticos. Confira:

 

PRAZO DE VALIDADE DAS GUIAS

A partir de agora, as guias terão validade de 7 dias e não mais de 30 dias como anteriormente.
A mudança considera o prazo indicado para que o paciente seja testado, caso apresente sintomas de síndrome gripal. 

 

FLUXO PARA REGISTRO DE SOLICITAÇÕES

1. Ao atender um cliente com sintomas de Covid-19, o primeiro passo deve ser sempre a notificação do caso suspeito ao Ministério da Saúde. Para isso, é preciso realizar cadastro no sistema e-SUS Notifica (https://notifica.saude.gov.br/login), criando usuário e senha de acesso. Após cadastro, basta entrar no sistema e preencher o formulário disponível. 

2. Ao concluir o envio das informações, você terá acesso ao número de identificação desse registro no site. Copie esse dado. Ele será necessário para cadastro do pedido de exame para diagnóstico de Covid-19 no SOL ou no Consultório On-line. Importante: sem esse dado, a solicitação do exame não será concluída.

3. Acesse o SOL ou o Consultório On-line e faça uma busca por SARS-CoV-2 (CORONAVIRUS COVID-19) – PESQUISA POR RT-PCR para encontrar o item correto e cadastrar a solicitação para o cliente.

Veja abaixo a tela na qual deverá ser inserido o número gerado no sistema do Ministério da Saúde.


4. Após emitir o pedido, oriente o cliente a entrar em contato com um dos laboratórios credenciados para agendamento de data e horário para realização do exame.
Atenção: como já mencionado, as guias têm validade de 7 dias e não mais de 30 dias como anteriormente. 
 

 

Informações importantes para você que atua no pronto-atendimento de uma das unidades hospitalares que compõem a rede assistencial Unimed-BH

Alguns hospitais credenciados estão autorizados a realizar o exame. Nesses casos, a equipe da própria unidade poderá conduzir o processo de coleta e análise do material, conforme orientações da Cooperativa.

Os hospitais que não realizam o exame pela Unimed-BH devem emitir pedido pelo sistema utilizado no atendimento aos nossos clientes, orientando que o paciente faça contato com um dos laboratórios autorizados para agendar o exame (informações descritas no quadro acima).

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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