Cuidar é um dom!
Para expressar nosso agradecimento pelo empenho dos cooperados e colaboradores que estão na linha de frente de atendimento aos clientes Unimed-BH neste momento de crise, produzimos um vídeo especial. Assista, abaixo, a nossa mensagem de orgulho e gratidão pelo time que formamos graças à dedicação de profissionais como você.
Nossos heróis em ação
Seguimos juntos na batalha pelo enfrentamento do coronavírus. E, para nossos heróis de branco que se dedicam ao cuidado com nossos clientes dia a dia, uma nova realidade tem se apresentado e contribuído para intensificar a paixão que têm pela medicina.
Para dar sequência à série de matérias que coloca em destaque a história de médicos que atuam em nossas unidades assistenciais próprias, conversamos com Kênia Tavares Orsini, cooperada da Cardiologia. Kênia tem realizado atendimentos nos Centros de Promoção da Saúde Unimed e, também, na central de Telemedicina da Unimed-BH.
Ela conta que, no contexto atual, é necessário ter ainda mais foco no cuidado e empatia nos atendimentos. A cooperada reforça que, como a pandemia tem gerado muito medo e pânico nos pacientes, sua busca tem sido por oferecer apoio a eles por meio de orientações sobre os cuidados necessários com a saúde e do esclarecimento de dúvidas. Tudo com cuidado especial e para que as palavras certas sejam ditas, levando conforto aos que precisam.
“O medo paralisa as pessoas e é aí que o nosso trabalho, como profissionais da saúde, faz mais sentido. Nesse momento entramos com o cuidado, com a orientação técnica e com as palavras que os clientes precisam ouvir para deixar de lado o pânico e seguir as medidas adequadas para a preservação da sua saúde”, afirma.
Kênia assume que o medo e a ansiedade não são sentimentos exclusivos dos pacientes e que descobriu em seu trabalho uma forma de sentir mais útil diante das crises que surgem na área da saúde. Para a cooperada, os desafios enfrentados na assistência contribuem muito para o fortalecimento dos profissionais que se dedicam ao cuidado com o outro e, no atendimento on-line, ela encontrou uma forma de conter sua ansiedade e ajudar o máximo de pessoas possível.
Confira o recado da cooperada para os colegas da Unimed-BH:
“Como médicos, precisamos confiar em nossa expertise e procurar sempre formas de nos fortalecer, de nos cuidar. Só assim conseguiremos exercer com o zelo e a dedicação de sempre, a profissão que tanto amamos. Durante esse período em que o isolamento social é recomendado, acho que devemos fazer tudo que, normalmente, não temos tempo disponível para fazer. É importante lembrarmos que, neste momento, oferecer apoio aos nossos familiares, amigos e contatos também é uma forma de colocar em prática a medicina ”.
Fique ligado! Na próxima semana vamos trazer mais experiências vividas por cooperados, que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Não perca!