Quem foi que disse que os heróis precisam voar?
Dando sequência a nossa série sobre os heróis que vestem branco, desta vez conversamos com o um cooperado que tem atuado de uma forma diferente da convencional, mas, não menos importante durante a pandemia da COVID-19.
Auler Rafaello Coelho, cooperado da Medicina da Família e Comunidade, compõe a equipe do atendimento on-line da Unimed-BH que tem atuado no atendimento à distância à pacientes com suspeita do novo coronavírus e, também à pacientes da Atenção Domiciliar. Ele faz parte do grupo de risco e se viu impossibilitado de atuar nos atendimentos presenciais em consultório, mas nem por isso deixou de estar na linha de frente.
Auler conta como tem sido esse enfrentamento e reforça a importância do trabalho de cada um dos colegas no cuidado e nas orientações aos seus pacientes e, também, na preservação da sustentabilidade da Cooperativa, neste cenário tão desafiador.
“A estrutura que foi montada no atendimento ao combate à COVID-19, pela Unimed-BH, foi extremamente bem planejada, com profissionais competentes e técnicos. Essa é uma estratégia efetiva e de qualidade para os clientes da Cooperativa. Penso que nós, que somos multiplicadores das informações à população, precisamos ser cada vez mais precavidos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e mantendo a esperança que o melhor cenário virá, mas não deixando de ter um olhar de seriedade neste momento. Só assim, iremos preservar nossos pacientes e a nossa Cooperativa, para as futuras gerações”, diz.
Além das mudanças na forma de cuidar dos pacientes, o cooperado revela também a mudança de hábitos em casa. Sua esposa e filhos estão em isolamento social e sua filha, que chegou recente de Portugal, cumpriu um período de quarentena de 14 dias antes de ter contato com toda a família.
Segundo ele, em sua casa foi criada uma zona de proteção, onde são guardados sapatos e roupas usados durante as saídas na rua. Uma outra mudança, mais difícil, porém necessária, foi o distanciamento de sua mãe, que mora no interior e que faz parte do grupo de risco. São cuidados assim que demostram o amor desses heróis com a família e com a sociedade, não é mesmo?
Arte inspirada na realidade
O trabalho dos médicos e profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate à Pandemia tem sido reconhecido e celebrado no mundo inteiro. Veja algumas ilustrações criadas pelo artista iraniano Iraní Alireza Pakdel, que mostram o esforço de quem está no front contra a COVID-19.
Gostou dessa matéria? Então fique ligado! Na próxima semana vamos trazer mais experiências vividas por cooperados, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Não perca!