Unimed-BH reforça a importância do cuidado com os idosos
A Cooperativa lança um guia e vídeos educativos com o objetivo de orientar sobre os riscos da Covid-19 para os idosos
O coronavírus chegou trazendo uma responsabilidade coletiva com o autocuidado. As medidas de prevenção são importantes para todos e, de forma especial, para os idosos – que são o principal grupo de risco para a Covid-19. Isso porque além da idade avançada, eles também podem ser portadores de outras doenças crônicas, aumentando as chances de óbito. Por isso, a Unimed-BH produziu vídeos educativos e também o Guia Cuidados com os Idosos, com algumas orientações para esse público.
Durante a pandemia de coronavírus no Brasil, os idosos devem manter o isolamento social; lavar sempre as mãos com água e sabão; evitar compartilhar utensílios domésticos com familiares; evitar contato com crianças nesse período; não usar lenços de tecido; e se prevenir contra outras doenças respiratórias como a gripe. Os cuidados devem ser maiores com os idosos portadores de outras doenças como diabetes, hipertensão, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas e portadores de imunossupressão.
O infectologista e cooperado da Unimed-BH, Adelino de Melo Freire Júnior reforça que “os idosos são o grupo de risco porque em grande maioria eles já apresentam outras doenças crônicas que podem levar a uma piora do quadro clínico. Um dos sintomas do coronavírus é a síndrome respiratória aguda, que requer hospitalização e o uso de respirador”.
As orientações também devem ser seguidas pelos cuidadores de idosos. O indicado é que eles permaneçam mais tempo no domicílio, evitando traslados. Quando não for possível, deve ter mais atenção com a higiene: o cuidador deve trocar de roupa e sapato assim que chegar da rua; sempre lavar as mãos ou usar álcool em gel, após contato com idoso; e caso apresente sintomas de gripe ou resfriado, ele deve ser afastado.
No vídeo abaixo, a Unimed-BH traz dicas importantes sobre o cuidado e a proteção às pessoas 60+ neste momento.
Para baixar a cartilha com dicas de cuidado com idosos, clique aqui. Você pode compartilhar com pacientes, amigos e familiares.