Diálogo e participação como estratégia
Quando fomos eleitos diretores da Unimed-BH, assumimos diversos compromissos com os cooperados. Um deles é o de desenvolver projetos que assegurem aos médicos mais acesso à nossa cooperativa. Foi com isso em mente que surgiu o Por Dentro da Nossa Unimed, com uma série de ações que visam a dar voz aos cooperados e, com isso, possibilitar que eles contribuam ativamente para o aprimoramento de nossos processos de gestão.
Atualmente, temos a segurança de ter recebido em eventos do Por Dentro da Nossa Unimed mais de 3,8 mil cooperados, além de registrar presença recorde em nossa última Assembleia, com a participação de 3,4 mil médicos. Também destacamos atuação do Conselho Social, que tem enriquecido o debate sobre temas importantes para a Unimed-BH, contribuindo para trazer ideias e soluções assistenciais inovadoras.
Estimular a participação, contudo, não é nosso único compromisso, mas talvez seja o principal. Acreditamos de fato que a nossa cooperativa é fruto das escolhas que fazemos, e escolher nos traz inúmeras responsabilidades. Já temos colhido bons frutos dessas nossas escolhas, e todos os cooperados poderão conferir esses resultados em nosso Relatório de Sustentabilidade 2014, o primeiro que entregamos sobre nossa gestão, que está disponível aos médicos desde o dia 13 de março no site do cooperado.
Escolhemos o caminho do diálogo por entender que ninguém faz nada sozinho. E se colhemos hoje bons resultados, se podemos investir 85% de nossa receita operacional bruta em custos assistenciais – patamar acima do teto preconizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que é de 75% –, se desse total investido podemos direcionar 36% para a remuneração médica, se podemos aumentar, nos últimos quatro anos, em 67% o valor de referência pago por consulta, isso se deve a cada um dos cooperados.
Sabemos que o ano de 2014 foi bastante desafiador, mas ainda assim temos a satisfação de ter destinado R$ 1 bilhão aos nossos médicos cooperados em remuneração pela sua produção, resultados distribuídos e benefícios. Esses bons resultados obtidos no ano passado cobram ainda mais de nós este ano. Temos o desafio de fazer melhor do que já temos feito em um cenário de grande instabilidade econômica e política.
Para isso, contamos com a qualidade do atendimento médico e dos nossos serviços, com a solidez de nossa rede de atendimento assistencial e com a credibilidade que a Unimed-BH mantém no mercado, reconhecida pela ANS por meio do Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), que apontou a nossa cooperativa como a melhor entre as grandes operadoras de planos de saúde do país, pelo segundo ano consecutivo.
Passamos por diversas mudanças em 2014, quando redesenhamos nosso processo interno de gestão, apostando em um modelo conservador na condução econômica e financeira dos recursos e inovadora na proposição de modelos assistenciais. Acreditamos que podemos avançar ainda mais, tendo em vista a geração contínua de bons resultados para os cooperados. E nosso plano é que possamos fazer isso juntos.
A Assembleia Geral da próxima terça-feira é mais uma oportunidade para seguirmos conduzindo nosso trabalho em conjunto, fazendo as escolhas para a sustentabilidade da nossa cooperativa. Convidamos você a participar e dar a sua voz. Ouvir você será muito importante. Participe conosco!
Um grande abraço,
Samuel, José Augusto, Luiz Fernando, Múcio e Paulo.