skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Especialistas esclarecem dúvidas sobre Covid-19 e Arboviroses

Seminário realizado pela Unimed-BH reuniu infectologistas que esclareceram dúvidas e atualizaram informações sobre as duas doenças

 

O ano de 2020 já começou marcado por grandes crises na área de saúde que tem chamado a atenção da população: COVID-19 e Arboviroses. Por isso, a Unimed-BH promoveu na última terça-feira, dia 03, o I Seminário sobre Abordagem Laboratorial Sistematizada das Arboviroses e do COVID–19 (novo coronavírus). O evento contou com a presença dos infectologistas e cooperados da Unimed-BH, Tânia Maria Marçal Amaral e Frederico Amâncio, que apresentaram dados e informações sobre essas doenças.

Covid-19
Como todos sabem, o COVID-19 é a doença que começou a circular na China e tem infectado pessoas em várias partes do mundo. Por ser um vírus de fácil transmissão, principalmente por vias aéreas, o novo coronavírus tem se espalhado rapidamente por vários continentes. No Brasil, segundo atualização do Ministério da Saúde, divulgada no dia 05 de março, são oito casos confirmados de infecção pelo coronavírus e 636 estão sendo investigados

Por atuar no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância a Saúde (CIEVS Minas – SES/MG), a infectologista, Tânia Maria Marçal Amaral, trouxe informações detalhadas sobre a doença. A especialista alertou os cooperados e profissionais de saúde sobre os sintomas como tosse, dificuldade para respirar, quadro gastrointestinal e febre. Ela falou também sobre os meios para se evitar a transmissão e cuidados com o manejo dos pacientes. 

“O Brasil ainda não tem caso confirmado de transmissão local, mas precisamos continuar com o plano de contingência para controlar a doença e evitar uma epidemia. O Ministério da Saúde tem atualizado constantemente as informações e acabou de incluir os Estados Unidos na lista de países monitorados, o que eleva o alerta. É importante ainda orientar e treinar as equipes assistenciais sobre a importância do uso de EPIs e manejo de casos suspeitos”, reforçou. A especialista ainda orientou sobre o uso correto dos EPIs, explicando ao vivo o passo a passo de cada item. 

Durante sua apresentação, Tânia mostrou uma pesquisa feita com pacientes na China, que apontou que o COVID-19 tem atingido principalmente idosos. “O número de crianças infectadas ainda é muito baixo, o que nos deixa em alerta, pois a taxa de mortalidade é maior entre os idosos”, esclarece.

Quer assistir a palestra na íntegra? Clique aqui!

 

Arboviroses
Outro tema debatido no Seminário foram as arboviroses. O verão é a época do ano em que as chuvas são mais intensas. Junto com as chuvas, aumentam também o número de doenças causadas pelo arbovírus como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. 

Em 2019, Minas Gerais viveu uma epidemia de dengue e esse ano os números continuam aumentando. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, já são mais de 20 mil casos investigados e uma morte confirmada. 

O infectologista e cooperado da Unimed-BH, Frederico Amâncio, alertou para a dificuldade e demora em diagnosticar as doenças transmitidas pelos arbovírus. Em sua apresentação ele destacou os sintomas específicos de cada doença e os exames disponíveis para facilitar os diagnósticos.

“Além de evitar as mortes, o diagnóstico precoce da dengue é fundamental para determinar os cuidados clínicos com o paciente e contribui para a vigilância epidemiológica, para a pesquisa de formulação de vacina e para a detecção precoce de uma possível epidemia”, declarou o infectologista.  

 

Unimed-BH na imprensa
A imprensa tem feito uma grande cobertura sobre o coronavírus. Por meio da assessoria de imprensa, a Unimed-BH está em contato direto com os veículos de comunicação, indicando fontes técnicas sobre o assunto. Assista as entrevistas dos nossos infectologistas na imprensa: 

 

A infectologista e cooperada da Unimed-BH, Virgínia Antunes de Andrade Zambelli, concedeu entrevista para o MGTV 1ª edição da Globo Minas. 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top