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“Eu tenho um nome de respeito”

 

A Unimed-BH tem como um de seus valores o respeito à diversidade. Diante disso, estamos tomando iniciativas para atender, cada vez melhor, os nossos clientes transgêneros. O primeiro passo é a emissão de carteiras do plano de saúde com o nome social escolhido por eles. Este novo modelo já é utilizado por outras singulares do Sistema e, a partir de agora, será adotado também pela Unimed-BH.

Essa ação está alinhada com um dos direcionadores que compõe a cultura Unimed-BH: o foco do cliente. Nosso objetivo é abordar de maneira informativa o uso do nome social como um direito e, principalmente, fomentar a empatia e o respeito como princípios indispensáveis nos atendimentos aos nossos clientes.
 
Com esse objetivo, a Cooperativa espera evoluir ainda mais e dar novos passos, entre eles a adequação do nosso banco de dados para que contemplem os nomes sociais. Esse processo já está em andamento, mas devido à complexidade, a informação do nome social ainda não estará presente em todos os sistemas. Por isso, podem acontecer situações em que, no momento do atendimento ao cliente, o nome social não seja exibido ou não esteja disponível.  Nesse sentido, para evitar desconfortos e constrangimentos, a Cooperativa conta com a sensibilidade de todos os cooperados e suas equipes de trabalho para assegurar um atendimento que respeite a preferência dos clientes transgêneros em relação ao uso do nome social.
 

 

“O nome é a sua identidade”

Lançamos uma campanha de comunicação que apresenta o modelo da carteira e reforça para todos os cooperados, prestadores de serviço e colaboradores a importância de atendermos clientes transgêneros com total respeito, sensibilidade e empatia.

 

A técnica de enfermagem Maria Eduarda de Souza Dantas, da Gerência do Atendimento Móvel (GMOV), é um dos destaques da nossa campanha. Ela é trans e usava o nome social antes de conseguir alterar o nome e o sexo no documento de registro. “Antes dessa mudança, o nome social me trazia conforto e me igualava aos outros por poder ser chamada e atendida pela pessoa que realmente sou”, ressalta.
 
No dia a dia de trabalho, Duda faz atendimento por telefone de clientes que necessitam de ambulância. “Atendo a todos com o mesmo respeito. Nos casos de cliente trans, procuro chamá-lo pelo nome que se sente confortável. Para muitos pode parecer uma coisa simples, mas o nome é sua identidade, é fundamental para a construção de uma relação harmoniosa e respeitosa dentro da diversidade”.
 

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a GRCO no telefone (31) 3229-5454.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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