skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Em 2020, Ministério da Saúde amplia público para vacinas contra febre amarela e gripe

As constantes polêmicas relacionadas à eficácia das vacinas têm sido pauta recorrente nos veículos de comunicação e, por isso, a importância em manter o calendário de vacinação em dia tem sido um tema cada vez mais forte nos atendimentos aos nossos clientes.

Mas é importante ficar de olho nas alterações que o Ministério da Saúde realiza com base em estudos científicos e necessidades epidemiológicas, para passar ao paciente a informação sempre atualizada.  A partir deste ano, por exemplo, o público prioritário das vacinas contra a gripe (influenza) e a febre amarela foi alterado. Confira as principais alterações:

 

FEBRE AMARELA

1-      Administração de dose de reforço da vacina aos 4 anos de idade

Estudos científicos demonstraram uma redução na resposta imunológica da criança que é vacinada muito cedo, aos 9 meses, como prevê o Calendário Nacional de Vacinação da criança. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ofertar, em 2020, uma dose de reforço para as crianças aos quatro anos de idade.

2-      Ampliação gradativa da vacinação contra febre amarela para 1.101 municípios dos estados do Nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação. Dessa forma, todo o país passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços.
Anteriormente, a vacina de febre amarela era ofertada apenas para algumas regiões do país com registro de casos da doença. Com o crescimento dos registros de casos em outras localidades, o Ministério da Saúde vem expandindo as áreas com recomendação de vacinação gradativamente.

 

INFLUENZA
 
Para vacinação contra influenza, a campanha de 2020 contará com um novo público, os adultos de 55 a 59 anos. O objetivo é ampliar o atendimento aos grupos mais vulneráveis para a doença. A meta do ano informada pelo Ministério é vacinar, no mínimo, 90% dos grupos prioritários para a vacinação, que já conta com crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde e idosos.

A vacina contra a febre amarela para crianças de 4 anos foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS e já está disponível em todas as salas de vacina de Minas. Já a vacina contra a influenza será oferecida durante o período de campanha, que, de acordo com o Ministério da Saúde, está programada para ocorrer em abril. 


Fonte: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46139-em-2020-ministerio-da-saude-amplia-publico-para-vacinas-contra-febre-amarela-e-gripe
 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top