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Arquivos por Ano/Mês

Mensagem do diretor-presidente, Samuel Flam, na abertura da Assembleia Geral

Sejam bem-vindos a mais uma Assembleia Geral Extraordinária da Unimed Belo Horizonte. É com muita satisfação que damos as boas-vindas a todos vocês para mais uma importante reunião de nossa cooperativa.

Nesta noite, teremos a oportunidade de compartilhar com os colegas cooperados o resultado estimado do exercício de 2019, além da proposta de distribuição para este ano. E, desde já, adianto que nossos números refletem o trabalho responsável e dedicado que desenvolvemos, juntos, ao longo de 2019.

Lembro que, quando esta diretoria foi eleita, pela ampla maioria de vocês, para dirigir a nossa Unimed-BH, assumimos um compromisso com a sustentabilidade da cooperativa e, por consequência, do cooperado. Compromisso e escolhas que temos compartilhado, conforme prega o nosso estatuto, com o conjunto de cooperados, e que hoje levam aos resultados positivos que apresentaremos logo mais.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, costuma dizer que: “não se constrói paraíso social sobre ruína econômica”. Por essa razão, a manutenção da solidez de nossa cooperativa foi, é, e sempre será um dos principais objetivos desta gestão.

Nossa cooperativa, nossas escolhas, nossas responsabilidades. Essa frase nos leva a uma reflexão permanente: que tipo de Unimed queremos ser?

Queremos ser uma cooperativa saudável financeiramente? Estável? Que garanta trabalho e renda no presente e segurança no futuro? Ou queremos seguir o exemplo da Unimed Paulistana – que nem existe mais – ou de tantas outras que, ao invés de entregar resultados, geram prejuízos financeiros e emocionais aos seus cooperados?

Algumas Unimeds, por exemplo, cobram cerca de 300 mil reais de cada médico que pretenda deixar a cooperativa, para cobrir seus prejuízos. Enquanto isso, a nossa Unimed-BH, tem cada vez mais uma disputa acirrada para entrar, e entrega benefícios e recursos aos colegas ano após ano.

Para que isso seja possível precisamos atuar hoje pensando no amanhã. O caminho de sucesso que nos trouxe até aqui não é garantia de nosso futuro.

Agir como cooperados nos exige sabedoria e responsabilidade na utilização do nosso patrimônio. A assembleia é o momento da discussão societária-patrimonial e, para quem se disponha a se identificar, assim como nós, o microfone sempre esteve e estará aberto.

Quantos são os impactados pela nossa Unimed Belo Horizonte?

Estamos tratando da gestão de uma carteira de quase 1 milhão e 300 mil clientes, que depositam aqui seus recursos, confiando na nossa assistência e solidez.

Cuidamos ainda do repasse de benefícios e honorários, sempre absolutamente em dia, a mais de 5.500 cooperados. Somos responsáveis, também, pelo trabalho de 4.900 colaboradores.

Além disso, contribuímos para manter ativa a cadeia da saúde em nossa área de atuação, com repasses a prestadores e fornecedores. Para se ter uma ideia, ocupamos cerca de 60% dos leitos hospitalares parceiros e, portanto, 60% dos colaboradores desses hospitais são mantidos graças à nossa atuação. Isso torna a Unimed Belo Horizonte um pilar fundamental em nossa região.

Por fim, contribuímos significativamente com os municípios em que atuamos, por meio do recolhimento obrigatório de tributos.

Não podemos cair na armadilha de pensar que “tudo é possível”. Estando diante de temas difíceis, procuramos escolher a construção coletiva. E sempre cuidamos para que prevaleça a visão do todo em detrimento do individual.

Afinal de contas, quem se beneficia com o conflito? Uma Unimed-BH desunida e caótica só interessaria àqueles que, porventura, queiram nos fragilizar.

Sendo assim, todos nós devemos ter responsabilidade e compromisso com a nossa reputação. E, a melhor maneira de mantê-la é por meio do diálogo. Diálogo aberto e franco que sempre fizemos questão de manter em nossa gestão.

A profissão médica tem sofrido profundas modificações nos últimos anos devido ao surgimento de novas tecnologias e modelos assistenciais. E também pela chegada, todos os anos, de mais de 4.800 médicos, que disputam lugar no mercado de trabalho, e que não conseguimos absorver na nossa cooperativa. Lembro que em 2014 tivemos vagas para receber cerca de 360 novos cooperados. A perspectiva é que em 2020 entrem apenas 50.

Esses fatores, atrelados aos aumentos dos custos médicos e à estagnação econômica, nos pressionam a sermos cada vez mais eficientes. Afinal, precisamos assegurar nossa competitividade, no presente e no futuro.

Estamos em um contexto de concorrência acirrada, com novos modelos fundamentados no rígido gerenciamento da assistência, no vínculo do médico como empregado e, consequentemente com baixo preço. Esse modelo vem crescendo em todo o Brasil, inclusive em torno de nós, aproveitando-se dos recém-formados.

Nós, da Unimed-BH, conseguimos, ainda assim, crescer nossa carteira de clientes, reforçando nosso diferencial de atuação coletiva em prol
da qualidade.

Hoje, comemoramos mais de 1 milhão e 283 mil beneficiários, número superior ao que tínhamos em 2014, antes da crise que impactou fortemente a Saúde Suplementar e o Brasil.

Estamos finalizando um ano bastante desafiador para todo o mercado. E nós, da Unimed-BH, optamos por responder aos obstáculos que surgiram com trabalho estratégico e investimentos.

Logo no princípio de 2019, entregamos mais uma unidade assistencial: o Hospital Unimed – Unidade Betim.

Essa estrutura representa mais um espaço de trabalho e renda para os cooperados e mais uma oportunidade de acesso à saúde para os nossos clientes da região.

Construímos esse hospital totalmente com recursos próprios. Isso só foi possível porque nossa gestão coletiva vem, historicamente, apresentando resultados positivos.

Com a nova unidade hospitalar, pudemos otimizar o espaço do antigo hospital, inaugurando um serviço pioneiro em nossa cooperativa: a Clínica Unimed – Betim.

Hoje, a estrutura recebe clientes para atendimento nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, com agendamentos de consultas para o mesmo dia, o que, do ponto de vista da assistência, se constitui em um avanço.

Avançamos também na avaliação do NPS – Net Promoter Score para toda a nossa rede de serviços. Com isso, nossos clientes têm a oportunidade de sinalizar a qualidade do atendimento, o grau de recomendação e satisfação, antecipando um feedback que só seria dado ao término do contrato quando, insatisfeito, decide ir embora. Este é mais um passo que damos para o aprimoramento contínuo da assistência que prestamos.

Além disso, chegamos à terceira edição do nosso Selo de Excelência Assistencial, que reconhece os prestadores de serviços pela qualidade e pela experiência do cliente em saúde.

Investimos em inovação em saúde e alguns de nossos projetos foram reconhecidos e premiados ao longo do ano.

Um exemplo é o uso da Inteligência Artificial na Autorização, com a qual automatizamos mais de um terço das guias encaminhadas aos auditores, reduzindo o tempo de espera dos clientes por autorização. Esse projeto foi reconhecido no prêmio 100+Inovadoras no Uso de TI e no Experiências de Sucesso, do Sistema Unimed.

Recebemos também, com bastante satisfação, o resultado do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, ano-base 2017.

Pela primeira vez, a Unimed Belo Horizonte conquistou a nota máxima. E, pela sexta avaliação consecutiva, a Cooperativa é a melhor entre as maiores operadoras de planos médico-hospitalares do Brasil.

Também já fomos informados da prévia deste indicador para 2018 e o resultado preliminar mostra que, mais uma vez, alcançaremos a nota máxima.

Como consequência direta dessas ações, nossos resultados estimados para 2019 são expressivos. São 4,2 bilhões de reais em Contraprestações Efetivas (ou Receitas Líquidas) e um índice de Despesas Médicas (sinistralidade) de 79,76%.

Com isso, neste ano, temos a oportunidade de promover mais uma distribuição recorde de benefícios, com 137 milhões e meio de reais na Produção Complementar e 75 milhões de aporte na Previdência.

Diante da competitividade e da corridada inovação, precisamos nos reinventar continuamente. Por isso, avançamos em novos modelos assistenciais e em novos modelos de remuneração, adequando à realidade de cada serviço.

Uma cooperativa do tamanho da nossa precisa de modelos diferentes, que reflitam os mais variados tipos de serviços. Um modelo único, engessado, não traduz a complexidade dos serviços médico-hospitalares prestados pela Unimed Belo Horizonte.

Também pensamos em produtos para atender a um cliente cada vez mais exigente, e inovamos em tecnologia a serviço da melhor medicina.

E é com foco na manutenção do nosso bom desempenho e no aumento da nossa competitividade que também vamos apresentar hoje mais uma evolução no nosso modelo de remuneração variável.

Fruto de recomendação do Conselho Social, esse modelo pode resultar em um incremento de um ponto percentual em honorários para cada 0,5% de redução em nossa sinistralidade – além dos 20% já pactuados. Mais uma iniciativa da Unimed-BH pautada na força da coletividade.

Todo esse conjunto demonstra que estamos no caminho correto. Que as escolhas que temos feito, conjuntamente, tem sido assertivas na busca pelos nossos objetivos como cooperativa.

Gostaria ainda de registrar e agradecer a todos pelo resultado excepcional de nossa campanha de adesão ao Programa Sociocultural do Instituto Unimed-BH deste ano. Superamos a meta de adesões, com 5.132 incentivadores, entre cooperados e colaboradores, e mais de 14 milhões e meio de reais arrecadados, que serão destinados aos projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Unimed-BH. Agradeço a todos, cooperados e colaboradores, pela confiança nesse projeto que transforma a vida de milhares de pessoas.

Antes de encerrar, gostaria de agradecer ainda aos colegas que atuam no nosso Conselho Social. Muitos chegaram agora, em outubro, cientes do tamanho da responsabilidade e firmes no propósito de representar o conjunto de cooperados, contribuindo para os destinos da nossa Unimed-BH.

Agradeço também ao grupo que os antecedeu neste Conselho. Muitas foram as recomendações que resultaram em aprovação pela Assembleia Geral. Destaco duas, que considero conquistas fundamentais para a sustentabilidade e a perenidade de nossa cooperativa: o critério de permanência e o critério opcional para aposentadoria.

Destaco também a ressignificação pela qual passou o nosso Conselho Social nos últimos cinco anos, evoluindo de uma instância consultiva para um órgão essencialmente participativo. Contamos com vocês para mais este ciclo, certos de que temos muitas conquistas pela frente.

O economista e professor Delfim Neto diz que o papel da liderança é explicar por que existem restrições; se você as violar hoje, elas aparecerão amanhã como vingança. E exemplos próximos a nós não faltam.

Todas as conquistas alcançadas nesse período demonstram a importância de uma postura austera, que compreende as restrições de um ambiente volátil como o que vivemos na saúde suplementar.

Nossa Unimed Belo Horizonte é hoje um modelo dentro do Sistema Unimed e, mais do que isso, somos referência em saúde suplementar no Brasil.

Foi a nossa essência cooperativista, atuação estratégica e compromisso com a sustentabilidade que nos trouxeram até aqui.

No mundo inteiro, inclusive aqui, modelos populistas, de promessas fáceis, de pessoas que nunca tiveram a responsabilidade em administrar qualquer negócio e que nunca mostraram resultados, são fracassados e inaptos para criar valor.

A nossa escolha, no entanto, sempre será pela cooperação. Buscar o melhor resultado para todos e para a nossa Cooperativa.

Afinal, somente JUNTOS continuaremos a construir a Unimed Belo Horizonte que queremos, hoje e no futuro.

AVISO

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