skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Saúde em dia: a doença não te define. Seus hábitos, sim

No dia de Comemoração do Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro, o Unimed-BH Online ouviu o cooperado da endocrinologia, Paulo Augusto Carvalho Miranda. Ele falou sobre a doença que não tem cura e acomete, somente no Brasil, cerca de 12,5 milhão de pessoas. A gente aproveita e traz também uma dica de evento promovido pelo Centro Oftalmológico – o Projeto Ver Além.

Conscientização e esclarecimento de dúvidas da população

O Projeto Ver Além desenvolve campanhas ao longo de todo o ano para oferecer atendimento e acompanhamento oftalmológico gratuito à população. Atividades para conscientização sobre os riscos da Diabetes e para o esclarecimento de dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e os tratamentos mais adequados também são promovidas pelo Centro Oftalmológico. 

Este ano, a novidade é a realização do 1º Mutirão do Diabetes em Belo Horizonte, no dia 30/11. Confira, abaixo, a programação que estará disponível gratuitamente para pessoas com diagnóstico ou suspeita da doença, seus familiares e toda a comunidade interessada no tema:

    Atendimento oftalmológico, exames de fundo de olho, aplicação de laser e retinografia (Não serão realizados exames para óculos).
    Avaliação com endocrinologista, medição de IMC e exames do Pé Diabético.
    Grande feira realizando testes de glicemia, aferição da pressão arterial, prevenção a cegueira, orientações e promoção em saúde.

Divulgue essa oportunidade para quem precisa!​ O Mutirão busca conciliar orientação, prevenção e tratamento oferecendo gratuitamente atendimento oftalmológico com avaliação de fundo de olho, exame do pé diabético e orientações diversas a saúde.

1º Multirão do Diabetes 
Realização: Centro Oftalmológico

Data: 30/11, sábado
Horário: 08h às 12h
Local: Rua dos Goitacazes, 1777, Barro Preto – Belo Horizonte​

 

Entrevista com o especialista 

Para falar um pouco mais sobre a doença que não tem cura e acomete, somente no Brasil, cerca de 12,5 milhão de pessoas, entrevistamos o cooperado da endocrinologia, Paulo Augusto Carvalho Miranda. Confira o conteúdo:

 

Quais são os principais cuidados que contribuem para a prevenção do Diabetes?
Paulo Augusto Carvalho Miranda: A prevenção do diabetes é feita através de hábitos saudáveis de vida. Sabemos que a prática regular de atividades físicas, alimentação saudável e manutenção do peso adequado são as ações mais relevantes na prevenção do desenvolvimento do DM tipo2. Além de prevenir o desenvolvimento da doença é fundamental prevenir as suas complicações. Desta forma um diagnóstico precoce e tratamento adequado são de igual forma importantes. 
 

Os pacientes que possuem histórico familiar de Diabetes devem ter cuidados extras com a saúde?
Paulo Augusto Carvalho Miranda: O DM tipo 2 tem uma forte relação com o histórico familiar. As pessoas que têm familiares de primeiro grau portadores de DM têm uma maior chance de desenvolvê-lo. As ações preventivas e voltadas para o diagnóstico precoce são as mesmas que adotadas para a população geral com ajustes na idade de início de avaliação, que dependerá também de outros fatores de risco. 
 
Quais as principais consequências observadas no agravamento dos quadros de Diabetes?
Paulo Augusto Carvalho Miranda: O diagnóstico tardio ou controle inadequado do DM está associado à várias complicações que reduzem a qualidade e tempo de vida dos pacientes. Dentre estas complicações podemos destacar que uma em cada três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida; pessoas com diabetes são mais propensas a desenvolver doenças; o DM é uma das principais causas de amputação não-traumática; doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes. 

Hoje temos um maior conhecimento que nos permite atuar de maneira mais eficaz no controle do DM e na prevenção de suas complicações. 

O centro do tratamento deve ser a pessoa com DM e sua família. As escolhas terapêuticas e metas de controle devem atender as peculiaridades de cada um. Assim podemos oferecer maior qualidade de vida e prevenção de complicações. 

 

Saiba mais sobre o entrevistado
Graduado em Medicina pela UFMG, com Residência de Clínica Médica e Especialização em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de BH, o cooperado também é especialista em Clínica Médica pela SBCM, especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM, além de ter Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina da UFMG. 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top