skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Tecnologia à favor da saúde

 

Vivemos uma nova realidade. Por meio de ferramentas tecnológicas, cada comportamento ou decisão que tomamos gera dados a todo momento. Mas, como processar tudo isso e gerar informação?

Convidado para falar sobre os benefícios gerados pela utilização da Inteligência Artificial na medicina, Edson Amaro Júnior, neurorradiologista responsável pela área de Big Data do Hospital Albert Einstein, refletiu sobre a importância de aliar a tecnologia ao cuidado para a oferta da melhor assistência em saúde.

“Com tantos recursos disponíveis, não usar a melhor tecnologia pode significar não fazer a melhor medicina. Precisamos utilizar as soluções que estão surgido em benefício da nossa atuação. Como médicos, é preciso nos atualizar e conhecer as ferramentas”, afirmou o palestrante.

Para Edson, os profissionais da saúde precisam contar com os recursos disponíveis no mercado para monitorar com mais assertividade seus pacientes. Assim, torna-se possível antecipar decisões para evitar possíveis complicações ou intercorrências em um quadro clínico: “Não devemos ver a tecnologia como uma barreira para o exercício da medicina”, destacou.

“Por meio da análise individualizada da situação de saúde de cada cliente é possível agir com eficiência, garantindo mais qualidade aos atendimentos que oferecemos dia a dia”, completou.

O médico também ressaltou que, nesse cenário, o olhar para a humanização do atendimento se torna ainda mais relevante. “Nenhuma máquina substitui a inteligência humana. Pelo contrário, o contato com o paciente nunca foi tão necessário. O processamento de dados é feito por ferramentas tecnológicas, mas o contato com o outro é insubstituível na prestação de serviços de saúde. A ideia é que a inteligência artificial simplifique parte do trabalho exercido pelo médico, permitindo que mais tempo seja dedicado à nossa real vocação: o cuidado com o outro”, concluiu.

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top