Agendamento de cirurgias eletivas deve ser realizado somente com liberação da Unimed-BH
Trata-se de uma obrigatoriedade na garantia do prazo de atendimento aos beneficiários de planos de saúde,
determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
E como funciona o processo de autorização na Unimed-BH?
A liberação é feita após análise e validação dos pedidos por uma equipe de especialistas em auditoria que atuam na Cooperativa. O fluxo desse trabalho depende da complexidade da guia registrada, podendo ter retorno imediato ao prestador e ao cliente ou demandar o envio de relatórios, exames, detalhamento de materiais necessários, entre outras informações.
IMPORTANTE: ao registrar uma guia em nosso sistema, esteja atento a todos os dados solicitados no formulário para agilizar a autorização. O envio de pedidos com informações pendentes demandará atualização da guia junto à Unimed-BH, impactando a finalização do processo.
Mas, qual é o impacto do agendamento de um procedimento antes do registro da guia para avaliação da Unimed-BH?
A marcação de um procedimento antes do envio da solicitação à Cooperativa pode gerar vários inconvenientes para a sua equipe e para os nossos clientes, tais como atrasos desnecessários e até desmarcações de última hora, além de impossibilitar o pagamento de serviços prestados pela sua empresa sem a devida autorização.
Sem a liberação da Unimed-BH, um material específico, por exemplo, pode não estar disponível no momento do atendimento, impedindo a realização do procedimento e gerando desgaste desnecessário entre a equipe de saúde envolvida, a cooperativa e os nossos clientes.
Confira os passos para realização do fluxo de forma adequada. O processo é simples e, além de evitar problemas com o faturamento de suas contas, garante a satisfação de nossos clientes.
Primeiro passo: ao identificar necessidade de realização de um procedimento que demanda autorização da Unimed-BH, o pedido deve ser registrado, imediatamente, no sistema da Cooperativa.
A agilidade no envio dessa solicitação e o preenchimento adequado da guia influenciam diretamente o prazo de liberação do atendimento ao cliente.
Segundo passo: após cadastro da guia, a equipe de auditores analisará as informações para liberação do pedido.
Entre os itens auditados estão: cobertura no plano contratado pelo cliente, materiais solicitados e técnica indicada, entre outros.
Fique atento
Caso nossa equipe precise de documentos ou informações adicionais para liberação do procedimento, sua guia permanecerá como pendente até que os dados sejam encaminhados à Cooperativa.
Quando a solicitação for autorizada você poderá agendar o exame, procedimento ou cirurgia alinhando data, horário e detalhes necessários para preparação diretamente com o cliente.
Nesse momento, a Cooperativa já terá disponibilizado todos os recursos necessários para realização do atendimento (materiais estarão liberados para compra/utilização, espaço/diárias de internação autorizados, técnica indicada na guia validada etc).