Degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética: quando e como tratar?
Novos vídeos estão disponíveis no Canal Saber Sempre para apoiá-lo na oferta do melhor cuidado aos nossos clientes. Desta vez, o tema de destaque é direcionado aos oftalmologistas.
Baseados nas Diretrizes de Qualidade Assistencial desenvolvidas para o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e da Retinopatia Diabética, os conteúdos apresentam de forma clara e objetiva dicas para a condução adequada de casos clínicos relacionados a essas doenças. Tudo com foco na oferta do melhor cuidado aos nossos clientes.
Clique aqui para conferir o material e ficar por dentro de todas as nossas orientações.
Confira também as Diretrizes de Qualidade Assistencial
Em pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ou com Edema Macular Diabético que iniciam tratamento com antiangiogênicos, as injeções intravítreas e a realização de exames complementares de imagem devem seguir intervalos definidos e regulares.
Acesse o Site dos Cooperados, menu MEU TRABALHO, opção DIRETRIZES DE QUALIDADE ASSISTENCIAL para ler as diretrizes na íntegra e se aprofundar no assunto.
O que muda na rotina de atendimentos dos oftalmologistas?
A partir do dia 6 de setembro, um novo fluxo para solicitação de exames para o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade e da Retinopatia Diabética estará vigente no Consultório On-line. Confira os detalhes:
• Nos casos de solicitação do Tratamento Ocular Quimioterápico com Antiangiogênico, o cooperado poderá anexar ao pedido os laudos dos exames oftalmológicos já realizados pelo paciente.
• Ao solicitar a Dose de Ataque ou Indução para início do Tratamento Ocular Quimioterápico com Antiangiogênico (código 30307147) o sistema estará preparado para gerar três guias para aplicação do Antiangiogênico e três guias para realização de Tomografia de Coerência Optica, que serão liberadas automaticamente para o cliente, com intervalos de 30 dias.
ATENÇÃO: o prazo entre as injeções para tratamento da DMRI e da Retinopatia Diabética com Antiangiogênico deve ser sempre de 30 dias, com tolerância máxima de 37 dias nos intervalos. A realização dos procedimentos fora desse limite temporal não tem eficácia comprovada, por isso, atendimentos realizados fora desse padrão serão monitorados pela Unimed-BH.