Curso de Suporte Intensivo Obstétrico capacita cooperados das maternidades da Unimed-BH
Médicos das maternidades de Betim e Grajaú concluíram curso que abordou mudanças fisiológicas e sepse na gravidez, dentre outros assuntos
A Maternidade Unimed – Unidade Grajaú recebeu, nos dias 29/06 e 06/07, médicos cooperados para o curso de imersão teórico-prático de Fundamentos de Suporte Intensivo Obstétrico, ministrado pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti). Participaram 30 cooperados, sendo dez médicos da Maternidade do Novo Hospital Unimed – Unidade Betim, que podem atender pacientes grávidas com doenças graves em pronto-socorro, enfermaria, centro cirúrgico, sala de parto ou UTI, ou que buscam aprimoramento em cuidados intensivos.
Com instrutores qualificados e materiais modernos de simulação, o curso da Somiti contemplou os seguintes tópicos:
:: mudanças fisiológicas durante a gravidez; manejo das vias aéreas;
:: monitorização hemodinâmica; tratamento da pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
:: sepse na gravidez; doença tromboembólica;
:: hemorragia obstétrica; mortalidade materna e parada cardíaca;
:: avaliação fetal; doenças cirúrgicas não obstétricas;
:: lesão renal aguda; manejo do parto e do recém-nascido;
:: transporte da paciente grávida com doença grave.
"O objetivo deste primeiro curso foi formar multiplicadores em cuidados intensivos aplicados a complicações da gravidez – anestesiologistas, intensivistas e obstetras. Esta é uma estratégia que também visa apoiar as iniciativas do Projeto Parto Adequado, na redução das complicações obstétricas e mortalidade materna", disse o cooperado da Ginecologia e Obstetrícia e superintendente da Maternidade Unimed Grajaú, Frederico Peret.