skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Gripes e resfriados: orientações simples para oferecer aos pacientes

A cada ano, durante as estações de outono e inverno, há aumento expressivo do número de resfriados e gripes, o que pode gerar maior demanda por atendimento de clientes com os sintomas dessas doenças em nossas unidades assistenciais.

Boa parte da população costuma utilizar os dois termos como sinônimos, porém, como sabemos, o resfriado costuma causar coceira no nariz, incômodo na garganta, secreção nasal que progride para obstrução, e espirros. Nesses casos, podem ocorrer também dor de cabeça e tosse.

Na gripe, o quadro acima pode surgir com outros dois agravantes: dores no corpo e febre.

Confira algumas dicas para orientação dos pacientes em caso de identificação desses sintomas:

Quando é preciso buscar assistência médica?

O resfriado e a gripe, na maior parte das vezes, são condições de baixo risco, o que não torna necessária a busca por cuidados em unidades de atendimento de urgência e emergência. Quando os sintomas são leves, recomenda-se a utilização de medicamentos para alívio de sintomas, como analgésicos e antitérmicos simples (se houver febre), desobstrução nasal com soro fisiológico e reforço na hidratação.

Importante: vale reforçar que, tanto as gripes quanto os resfriados, são causados por vírus e, por isso, não respondem ao uso de antibióticos.

E se os sintomas persistirem?

Caso os sintomas persistam ou se agravem mesmo após uso de medicamentos de costume do paciente para alívio da dor e febre, vale agendar uma consulta com o médico de referência. O agendamento dos atendimentos pode ser feito de forma simples e prática pelo Agendamento On-line, ferramenta disponível no site e aplicativo Unimed-BH. Por meio desse recurso, é possível conseguir um horário disponível no mesmo dia ou no dia seguinte à procura.

Vacinação contra Influenza

Além dos cuidados básicos para a manutenção de um estilo de vida saudável, é fundamental lembrarmos os pacientes de conferirem regularmente o cartão de vacinas, atualizando-o sempre que necessário. Recentemente, o SUS anunciou a ampliação do público-alvo para a campanha de vacinação contra a Influenza, liberando o recurso para toda a população. O paciente deve procurar um posto de saúde para se imunizar.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top