skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Maternidade na real

Homenagem ao Dia das Mães traz depoimentos de cooperadas e colaboradoras sobre os desafios reais da maternidade

Realizações e frustrações, alegrias e tristezas, dificuldades e conquistas. Ser mãe é, muitas vezes, encarar muitos desafios. Por que, então, não comemorar o Dias das Mães promovendo um diálogo sobre a realidade da maternidade?

Dê o play no vídeo abaixo e assista aos relatos de algumas cooperadas e colaboradoras:

#MaternidadeReal

"Mãe dá o máximo, mas o máximo é diferente de pessoa para pessoa. Então, não cabe julgar uma e outra mãe, porque as atitudes são diferentes. Atitudes certas são atitudes certas, mas o certo é relativo também".

Flávia de Freitas – Cooperada da Clínica Médica, mãe de dois filhos.

     

Quando mais novos, seus filhos pulavam na cama pedindo que Flávia contasse algumas histórias. Ao invés de contar as clássicas do Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, ela dizia: "Você sabe o que é feudalismo?" "Feudalismo???", eles perguntavam. "Eu sempre gostei de história e fui muito boa nisso", justifica porque escolhia esse tipo de assunto.

     


A cooperada revela que até hoje dá vontade de dar uma "fugida", e que se alguém disser que a maternidade é fácil tem alguma coisa errada. "Mas é amor demais da conta, não tem ninguém que você ame mais", completa.

Já a cooperada da Ginecologia e Obstetrícia, Quésia Villamil, lembra que a mulher não nasce sabendo ser mãe, que isso é um mito. "Maternidade é real, é a vida, o que acontece no dia a dia. Não dá pra gente sonhar, planejar e esperar que as coisas vão acontecer da maneira que a gente sonhou", afirma. Ela conta que seu filho mais velho vai completar sete anos, o que significa que há sete anos ela não dorme como antes.

     

"Eu não sei se quando eles tiverem grandes, eu vou dormir", diz com um sorriso. A vida com os filhos é muito gostosa, a convivência com eles… Eu não consigo imaginar vivendo de outra maneira que não seja essa vida em família".

Quésia Villamil – Cooperada da Ginecologia e Obstetrícia, mãe de três.


O perfil da mãe brasileira, segundo pesquisa on-line do Google:

:: 35% das mães dividem as reponsabilidades, mas fazem a maior parte das tarefas.

:: 30% são mães "solo".

:: A cada dez entrevistadas, quatro acham que ser mãe é uma tarefa difícil.

:: Somente uma em cada cinco mães sente que pode falar abertamente sobre as dificuldades da maternidade.

:: 75% das mães brasileiras buscam na internet experiências reais sobre o universo materno (blogs, fóruns, redes sociais e vídeos on-line).

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top