Aposentadoria: novo critério opcional em debate
A proposta é oferecer uma nova opção de aposentadoria aos cooperados com mais de 65 anos
O novo critério opcional de aposentadoria foi desenhado pela gestão da Unimed-BH para atender a um grupo de cooperados que já tem idade e contribuiu durante anos para a Cooperativa, mas que ainda não cumpre os critérios estatutários atuais previstos para a aposentadoria. Ele será votado na Assembleia Geral Extraordinária na próxima quarta-feira, 27 de março, às 19h.
O novo critério pautou as últimas reuniões do Conselho Social e foi concebido com base em estudos de viabilidade, tendo em vista a sustentabilidade da Cooperativa, a saúde do Fundo Pró-família e a proteção dos cooperados que têm mais de 65 anos. Caso haja a adesão da maioria dos cooperados elegíveis, ele ainda possibilita a renovação do quadro de cooperados.
Conheça a proposta:
A proposta do novo critério opcional para a aposentadoria garante ao cooperado, além da cota capital + Previdência Unimed-BH + Plano de Saúde, a complementação proporcional do Pró-família, de acordo com o seguinte escalonamento:
Veja abaixo uma simulação:
Importante: se validada, na Assembleia Geral, a proposta deverá ser levada à Previc para aprovação, com o objetivo de que a Previdência possa ser resgatada dentro do novo critério.
:: É uma regra compulsória?
Não. Trata-se de um critério opcional, de livre adesão por parte do cooperado elegível.
:: Como fica o benefício do plano de saúde?
As regras referentes ao Plano de Saúde seguem inalteradas e os descontos no plano se estendem aos agregados, conforme previsão do Regimento Interno. A sustentabilidade do Plano de Saúde é verificada todos os anos e a manutenção do benefício é submetida à aprovação da Assembleia Geral.