skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Entre o palco e o consultório: carreiras completam cooperada

Ela é médica e também artista. Conheça a cooperada que divide seu tempo entre os atendimentos clínicos e a música. Ela lançou recentemente seu primeiro disco solo e tem show marcado para o mês que vem em BH

A música tem tudo a ver com a medicina. Quem garante é a cooperada Elisabeth Leivas de Ávila, ou simplesmente Beth Leivas, que considera sua carreira musical responsável por torná-la mais sensível à dor do outro, a ter mais empatia com o sofrimento humano.

“Dentro da arte estamos o tempo todo fazendo exercícios para sensibilização, captando emoções. E quando a gente leva isso também para o nosso consultório, eu acredito que a relação médico-paciente é mais suave, a gente entende melhor. A arte pode nos transformar em médicos mais humanos”, define.

     


O lado artístico acompanha Beth desde sempre. Ela conta que trabalhou com pinturas em tela, foi bailarina profissional e entrou de vez no universo musical quando atuou como cantora e atriz no espetáculo “Cristal”, de Oswaldo Montenegro. Nos anos 1990, Beth integrou o trio “Balaio de Gato” como backing vocal, antes de se juntar ao multiartista Maurício Tizumba no coletivo “Tizumba e Trio”, com quem viajou pelo mundo durante mais de 15 anos, desde o Vale do Jequitinhonha até Paris. “Eu tocava tambor, recebi uma influência grande do ritmo africano, dos tambores de congado. Tenho mais dois trabalhos musicais – um grupo de nove mulheres, ‘Harém da Imaginação’, e outro trio com quem trabalho há seis anos, o ‘Tempera Viola’”, completa a cooperada.

Ela brinca que não sabe exatamente como definir sua carreira: “Se sou cantora ou se sou médica”. Sua primeira residência foi em Ginecologia e Obstetrícia e, com o passar do tempo e a agenda de shows, ela decidiu se dedicar à Acupuntura, “especialidade que lhe dá muita satisfação”. Na música, o foco atual é o primeiro disco solo, “Sete”, lançado no último mês de setembro no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec.

“Agora estou entrando com meu cd em editais de música e faço shows onde sou chamada, seja em teatros, festivais, praças, eventualmente bares, não há uma agenda fixa”, conta Beth Leivas.

O próximo show de “Sete”, que vem com uma banda de sete músicos profissionais e já embala músicas na programação de rádios de BH, tem data marcada: será no dia 23 de março, sábado, às 21 horas, no espaço cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339, Prado).

     


*E você, o que gostaria de contar? Envie um e-mail com o tema de interesse para atendimentoaocooperado@unimedbh.com.br e nossa equipe entrará em contato para conhecer e apresentar sua história.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top