Mostra de cooperado abre calendário de exposições em galeria de BH
“Pulsa”, de cooperado da Psiquiatria, inaugura mostras da Piccola Galleria na Casa Fiat de Cultura, em 2019. O espaço é voltado para novos talentos e a entrada é gratuita
Miniaturas destruídas e reconstruídas com configurações inusitadas em representações críticas de mitos e contos fundadores da cultura ocidental. Assim pode ser definida a série de objetos “Pulsa”, conjunto de 19 obras que dialogam com o universo da psique humana e pode ser conferido na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. |
O autor das cirurgias inusitadas em bonecos em miniatura que colocam, por exemplo, a cabeça da Minnie Mouse no corpo do Super-Homem, é o cooperado da Psiquiatria, Avilmar Rocha. No contexto da exposição, ele resume a importância da arte para si próprio, ao outro e à medicina. “A arte lida com questões do humano, do fazer mesmo, e isso é importante na minha prática diária. Ela é uma potência psíquica, ou seja, de abrir nossos olhos, nosso inconsciente, ajudar a expandir o alcance do olhar”, define. Para Avilmar, seria difícil trazer à tona e lidar com determinadas questões sem a arte.
Esta é a primeira mostra individual do psiquiatra em Belo Horizonte, que tem no currículo exposições coletivas em países como França, Estados Unidos e Finlândia. Ele também foi vencedor do prêmio Sandro Botticelli (Itália, 2015). “Pulsa” ficará em cartaz na galeria entre os dias 5 de fevereiro e 31 de março, de terça a sexta das 10h às 21h e aos sábados e domingos das 10h às 18h.
Clique aqui e veja o que disse o cooperado sobre a mostra.
A exposição de Avilmar Maia também saiu na imprensa nessa quarta, 6/2, em matéria do jornal O Tempo. Leia aqui.
*E você, o que gostaria de contar? Envie um e-mail com o tema de interesse para atendimentoaocooperado@unimedbh.com.br e nossa equipe entrará em contato para conhecer e apresentar sua história.