48 anos de histórias, inovação e crescimento
Neste mês, a Unimed-BH comemora 48 anos de fundação: foi no dia 1º de abril de 1971 que um grupo de jovens começou a escrever o futuro da Cooperativa. Naquela época, não era possível imaginar o quanto ela iria crescer e chegar onde chegou. É o que conta o cooperado da Neurologia, Marco Antônio Rocha, que fez parte do grupo de 152 fundadores no início da década de 70.
“Não tinha ideia do que a Mediminas, como era chamada no início, iria se tornar. Eu era residente e muito novo. Quando assinei os papeis para me cooperar, jamais pensei que nos tornaríamos uma das maiores redes de saúde do país”, revela, entre uma consulta e outra. Sim, aos 77 anos, ele continua ativo na Cooperativa, atendendo no consultório que divide com dois de seus quatro filhos, que também são cooperados.
Para Marco Antônio Rocha, o desafio maior foi convencer outros colegas de profissão a fazerem parte do sistema que, inicialmente, não parecia atrativo do ponto de vista financeiro. Em registro que faz parte do nosso acervo histórico, o cooperado recorda o valor que era necessário pagar na época para fazer parte do projeto. “Eram 700 cruzeiros para entrar, dividido em sete vezes. Em contrapartida, o pagamento por consulta era bem menor que o habitual já praticado em consultórios particulares. Mas à medida que a criação de planos de saúde começou a se transformar em negócio, aqueles médicos que atendiam em clínicas particulares começaram a perder os clientes para os planos de saúde. Foi aí que nos procuraram para cooperar. Quem não veio, ficou sem trabalhar”, relembra.
Uma cooperativa de trabalho médico. Poucos tinham ideia do que isso significava. “A gente conhecia cooperativa de leite. Depois que fomos engrenando a ideia de cooperativa para médicos, fomos aprendendo mais e isso foi acontecendo lentamente. Logo, tivemos clientes na mão e a nossa clínica se fez muito rápida graças a esse projeto cooperativista. Na minha geração, quem entrou para a Unimed não teve desafio. Teve foi ajuda”, completa.
Enquanto nosso passado é um tempo repleto de histórias bem-sucedidas, mesmo com todos os desafios, olhar para o futuro amplia de forma significativa nossa responsabilidade de fazer cada vez melhor. O cooperado acredita que estamos preparados para enfrentar as adversidades nos cenários difíceis. “Estamos vivenciando momentos delicados em nossa economia, que podem impactar diretamente o setor da saúde. Temos uma Diretoria inteligente, com olhar estratégico, e precisamos confiar e trabalhar juntos buscando sempre inovar e evoluir”, diz.
Além dos atendimentos, Marco Antônio participa ativamente de eventos institucionais, em que cooperados fundadores são convidados a marcar presença (na foto do cabeçalho, fundadores na Praça do Papa, em 2011). Confira outros momentos: