154 médicos escolheram fortalecer nossa cooperativa
Aprovados no último concurso para médicos cooperados da Unimed-BH, eles participaram da cerimônia de posse no dia 21 de janeiro.
Reunidos no Espaço de Eventos Unimed-BH, novos cooperados foram recepcionados pela Diretoria da Unimed-BH e representantes das entidades médicas de Minas Gerais com mensagens de boas-vindas e o convite à participação ativa no cooperativismo médico mineiro.
O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, destacou a importância do momento e relembrou a trajetória de sucesso da Cooperativa, que completa 45 anos em abril. “A Unimed-BH está nas mãos de cada um de nós. Como médicos, temos a vocação para o cuidado com as pessoas e agora, como cooperados, voltamos nosso cuidado também para a nossa cooperativa”, afirmou Samuel, fazendo referência ao conceito que traduz a atuação desta gestão: “Nossa cooperativa, nossas escolhas” e, como gosta de complementar, “nossas responsabilidades”.
Na oportunidade, o ex-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, foi homenageado por sua trajetória profissional diretamente ligada ao desenvolvimento do cooperativismo. Ao receber da Diretoria a placa comemorativa e descerrar o quadro com sua foto, que fará parte da Galeria de Presidentes da Unimed-BH, ele destacou a satisfação em participar de momentos como esse que mostram a força da Cooperativa e a consolidação de um ideal. “Sinto-me honrado e tenho imenso orgulho de ter dado a minha contribuição e espero ver em vocês futuras lideranças que darão perenidade a esse trabalho.”
Os representantes das entidades médicas mineiras parabenizaram os novos integrantes da Cooperativa pela aprovação no concurso e pela escolha de fazer parte do movimento cooperativista, mencionando a importância da atuação responsável do grupo para a perpetuação da Unimed-BH.
Em mensagem emocionante, o coordenador do Núcleo de Cooperados Fundadores da Unimed-BH, Marco Antônio Rocha, parabenizou os novos integrantes da Cooperativa e destacou a força do cooperativismo: “mantenham acesa a chama da nossa Unimed. Vocês são o combustível que não deixará esse brilho se apagar”.
Confira a opinião dos representantes das entidades médicas e cooperativistas:
A primeira-secretária do Conselho Regional de Medicina, Cláudia Navarro Carvalho Duarte, que também é cooperada há 20 anos, reconheceu o trabalho da atual gestão. “Somos responsáveis pelos rumos da nossa cooperativa e por isso é muito importante que sejamos participativos. Parabenizo a gestão, reconhecida não só no meio médico, mas também no meio econômico e social pelo destaque como operadora, bem como pelo diálogo aberto com o Conselho, que contribui para um excelente relacionamento”.
“No futuro, vejo vocês assumindo um lugar nesta mesa”, previu o vice-presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Luiz Gonzaga Viana Lage. “Há 20 anos conheci um jovem médico muito interessado em cooperativas e hoje afirmo que ele trabalhou para transformar o cooperativismo médico em algo espetacular”, disse citando o homenageado Helton Freitas. “Tenho certeza que Samuel Flam, juntamente com a Diretoria, vai dar continuidade a esse trabalho com tanto brilhantismo como a equipe do passado. Sejam bem vindos ao cooperativismo”, saudou.
O presidente do Sicoob Credicom, Garibalde Mortoza Júnior, definiu o cooperativismo médico como uma filosofia de vida. “Vocês não estão sendo credenciados por um plano de saúde. Participem da sua cooperativa”.
Para o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Gabriel de Almeida Silva Júnior, tornar-se cooperado vai além da decisão de se associar e envolve participar ativamente da gestão e dos rumos da cooperativa. “É um orgulho ter sido protagonista do que hoje é a Unimed-BH”, relembrando o dia em que se tornou cooperado, há 23 anos, após dormir em uma fila na porta da Cooperativa para entregar sua documentação.
“Não subestimem a capacidade que vocês têm de construir a cooperativa que queremos. Mais que uma vaga em um concurso, vocês conquistaram a oportunidade de solidificar o trabalho médico cooperativista”, destacou a diretora-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais, Amélia Maria Fernandes Pessôa.
“Em Minas Gerais, temos a felicidade de nos darmos as mãos em cooperativa e isso nos fortalece explicitamente diante do cenário atual do país,” afirmou o presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), Eudes Arantes Magalhães.
O presidente da Associação dos Hospitais de Minas Gerais, Reginaldo Teófanes Ferreira de Araújo, parabenizou os novos cooperados e reforçou a importância da participação e envolvimento na gestão da Unimed-BH. “É muito importante a entrada de novos médicos na Cooperativa. Essa é a oportunidade que vocês conquistaram de fortalecer o movimento cooperativista em nosso país”.
O processo de integração e treinamento dos novos cooperados teve continuidade durante a sexta-feira, 22, e a manhã do sábado, 23, quando os médicos tiveram acesso a informações sobre a estrutura da Cooperativa e dos Serviços Próprios, os benefícios adquiridos como cooperados e conheceram os projetos estratégicos da Unimed-BH, como o GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais.