1.400 cooperados se reúnem virtualmente na última edição do Fórum de Ideias de 2020
Importantes movimentos no mercado da Saúde Suplementar e estratégias da Unimed-BH foram discutidas no encontro virtual
As movimentações do mercado da Saúde Suplementar continuam no radar da nossa cooperativa e o assunto foi tema de mais uma rodada do Fórum de Ideias sobre Mercado, Concorrência e as Estratégias da Unimed-BH. Na noite do dia 18/11, cerca de 1.400 cooperados se reuniram virtualmente para discutir o tema e colaborar para a construção de iniciativas para o futuro.
O Diretor-Presidente da Cooperativa, Samuel Flam, lembrou que o encontro dava sequência a outra edição do Fórum, realizada em setembro. “Cézar de Faria, diretor do Morgan Stanley, nos fez esta importante provocação no último Fórum de Ideias. Queremos estar do lado daqueles que se reinventaram e, por isso, seguem crescendo – ou do lado das empresas que morrem por não se reinventar?”, lembrou.
Segundo Samuel Flam a chegada da nova concorrência nos convida a uma reflexão importante: qual modelo vamos defender para nós e para nossa profissão no futuro? O modelo cooperativista já é nosso conhecido. Nele, a qualidade assistencial anda de mãos dadas com a valorização do trabalho médico, e há um compromisso real com a coletividade. Mas o caminho que nos trouxe até aqui, não será garantia para o futuro. "Precisaremos buscar condições comerciais cada vez mais competitivas, e a dicotomia entre empresa cooperativista e acionária deverá ficar restrita à forma de cuidar, e não mais à forma de gerir. Assim defenderemos o nosso modelo e o valor de nossa profissão", disse.
Após a apresentação – que mostrou o cenário da Saúde Suplementar, a importância de resguardar o modelo cooperativista e algumas iniciativas que podem ser adotadas pela Unimed-BH – um espaço para perguntas foi aberto aos cooperados. Conduzido por Samuel Flam e o Diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, foram respondidas perguntas sobre estratégias comerciais e o papel dos cooperados no enfrentamento da concorrência.
“Acreditamos muito na força da cooperação que, ao longo de 50 anos, conduziu a nossa Unimed-BH. Esse Fórum de Ideias é mais uma oportunidade em que fazemos jus a esse valor e seguimos, juntos, construindo as melhores escolhas para nossa Unimed-BH”, destacou José Augusto.
Juntos, cuidando da Saúde
Nos últimos seis meses, uma série de aquisições e fusões foram protagonizadas por grandes empresas do setor, como Hapvida e NotreDame Intermédica – inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Samuel Flam, destacou que, frente a este cenário de avanço da concorrência, medidas isoladas não serão mais suficientes. Será preciso atuar em diversas frentes, enxergando a cooperativa como um organismo único, onde cada elemento contribui significativamente para o sucesso do todo.
Foi destacada também a importância da atuação do médico no sentido de reduzir custos e evitar desperdícios. O esforço de cada um no dia a dia da assistência, garantindo o melhor cuidado aos clientes, com os recursos adequados e no tempo certo, é o que faz a diferença para a sustentabilidade da Cooperativa, e é o que torna a Unimed-BH mais competitiva no mercado que se mostra tão complexo.
Relembre aqui outras notícias que já divulgamos recentemente sobre os movimentos da concorrência:
:: Os movimentos da concorrência são pauta da imprensa
:: Cerca de mil cooperados no Fórum de Ideias para debater a competitividade do negócio
:: Qual o nosso diferencial frente ao avanço da concorrência?
Confira aqui como foi o Fórum de Ideias: