skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

​ESG com foco na saúde

O segundo painel do Encontro de Cooperados 2022 abordou o ESG com foco na saúde e contou com a participação da superintendente de Estratégia e Projetos no Hospital Sírio-Libanês, Sheila Mittelstaedt, e do diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret.

Sheila abriu a discussão apresentando a o cenário da saúde no país. Na sequência abordou a forte relação que o setor de saúde tem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com o ESG e mostrou alguns pontos importantes que vão além do óbvio quando se fala em ESG.

No pilar ambiental, Sheila reforçou a importância da destinação correta dos resíduos, já que a água contaminada decorrente do descarte irregular é um grave problema de saúde pública. Falou também sobre a importância de pensarmos em construções que já trazem tecnologias para redução de consumo de energia e água, por exemplo.

No quesito social, ela reforçou a importância das ações voltadas para a experiência do cliente. “Precisamos ir além do NPS e mapear as jornadas do cliente, especialmente as assistenciais, pois assim facilitaremos o acesso e proporcionaremos mais segurança, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Por fim, Sheila falou sobre a governança que, segundo ela, no caso de empresas com rede própria, precisa ir além da governança corporativa e focar na governança clínica. “É importante ter toda a camada assistencial alinhada para que tenhamos bons indicadores em segurança do paciente e desfecho clínico, evitando eventos adversos. Nesse cenário, uma boa gestão do corpo clínico é de suma importância”, reforçou.

ESG na Unimed-BH

Na sequência, o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, trouxe alguns exemplos de ações que já são realizadas na Unimed-BH e que estão alinhadas aos princípios ESG.

 

Dentro de governança, Frederico reforçou a convergência dos princípios cooperativistas ao ESG e à Economia Circular, assim como o o modelo de gestão participativa. Também pontuou a relevância do Selo Pró-Ética e a contribuição da cooperativa para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da assinatura do Pacto Global da ONU.

Já no que diz respeito ao desenvolvimento ambiental, o diretor-presidente relembrou algumas ações. Entre elas:

:: redução nas impressões, gerando uma economia de 8 milhões de folhas de papel só em 2021;

:: adoção de carteirinhas e boletos digitais, sendo que, só em 2021, 95 mil carteirinhas deixaram de ser produzidas;

:: destinação responsável de resíduos;

:: reciclagem de papel e papelão, sendo que até 2021 foram 735,5 toneladas enviada para reciclagem;

:: implantação de telhado verde;

:: uso de poços artesianos;

:: energia verde, uma vez que 99% da nossa energia é proveniente da nossa usina solar fotovoltaica e da compra no Mercado Livre de Energia;

:: projeto de logística farmacêutica centralizado no Centro de Distribuição e utilização de caixas de plásticos retornáveis para envio de insumos para as unidades assistenciais;

:: adoção de espaços públicos e projeto Cooperativa Sustentável, conduzido pelo Instituto Unimed-BH.

E falando em ações sociais, Frederico pontuou:

:: a representatividade das mulheres na cooperativa, sendo que elas compõem 39% do quadro de cooperados e 76% do quadro de colaboradores e, também, ocupam 67% dos cargos de liderança;

:: o programa VemSer voltado para a capacitação para pessoas com deficiência; capacitação de colaboradores para atendimento em libras;

:: e demais ações de respeito à diversidade.

Ainda dentro deste tema, o diretor-presidente falou das ações voltadas para a melhoria da experiência do cliente e destacou algumas iniciativas como o monitoramento de clientes com doenças crônicas, o projeto de Governança Clínica e o trabalho de mapeamento do percurso do cliente.

Além dessas ações, o Instituto Unimed-BH é um grande propulsor da contribuição para o desenvolvimento social. Além do Programa Sociocultural ser o maior programa de incentivo à cultura do Brasil mantido por pessoas físicas, só em 2021 foram 4,8 milhões de pessoas alcançadas pelos projetos e mais de 6,5 mil postos de trabalho gerados.

Diante das ações apresentadas, para encerrar o painel, Frederico reforçou a importância do trabalho médico como motor da transformação social. “Devemos ser protagonistas para a construção do futuro que queremos viver. É importante assumirmos o nosso papel nesta caminhada e entendermos que precisamos do apoio de todos os envolvidos dentro da cadeia de saúde. Ainda temos muito o que avançar”, finalizou.

 


 

Quer conferir os melhores momentos do Encontro? Confira o vídeo a seguir:

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top